Noticias

Construtora Aterpa fica em 1° Lugar na Caminhada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale em todo o corredor Sudeste.

A Construtora Aterpa recebeu no dia 22 de outubro, durante a reunião do Comitê de Segurança da Vale, o reconhecimento pelo Primeiro Lugar na Caminhada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA, do 3° trimestre de 2019.

Com o objetivo de manter em evidência o cumprimento dos padrões Vale de Saúde, Segurança e Meio Ambiente por todas as empresas prestadoras de serviço no corredor Sudeste, a Vale realiza mensalmente em cada empresa uma Caminhada de SSMA, que avalia o grau de cumprimento desses padrões pelas contratadas. O reconhecimento trimestral das empresas de melhor desempenho estimula todos os prestadores de serviço a melhorarem continuamente o seu desempenho em SSMA.

COMO AS EMPRESAS SÃO AVALIADAS?

A Vale realiza uma avaliação mensal que classifica o atendimento às normas de saúde e segurança por parte das empresas contratadas, sendo esta avaliação baseada em 73 requisitos, onde cada um possuí um “peso” diferente na avaliação. Após a somatória dos itens que a empresa pontuou chega-se ao resultado final.

Conforme mostrado no gráfico abaixo, desde Janeiro de 2019 a Aterpa vêm atingindo resultados considerados “FORTES”, sempre acima de 85%. Após a somatória da pontuação obtida no trimestre de Julho a Setembro/2019 a Construtora Aterpa recebeu da Gerência de Projetos Correntes da Vale o reconhecimento pelo excelente desempenho apresentado, que foi o maior dentre todos os prestadores de serviço do corredor Sudeste.

A PREMIAÇÃO

A reunião do COMSEG contou com a presença dos colaboradores do Grupo Aterpa que foram essenciais para a conquista, liderados pelo Gerente de Contrato Diego Castro, e que receberam um certificado individual da Vale. Estiveram presentes, também, o Vice-Presidente do Grupo Aterpa, Tito Roquete e o Diretor José Ilídio Cruvinel.

Além do certificado da Vale, a diretoria do Grupo Aterpa entregou placas de reconhecimento a seus colaboradores por seu esforço e dedicação, que resultou na conquista do primeiro lugar.

O encarregado Alison Miguel recebeu uma homenagem de sua equipe e de seus familiares. Ele ainda aproveitou a oportunidade para ler uma carta tratando do tema “Liderança”. Veja abaixo o texto na íntegra.

“Ser um bom líder é ter consciência de que os tempos mudaram, e que o cenário é outro, é tempo de mudanças. É acreditar que estarmos diante de um novo cenário, que não se faz obra como antigamente, e que é necessário aplicar em campo todo aprendizado que absorvemos com o tempo. Hoje eu acredito que para ser um bom líder é necessário saber coordenar uma equipe, é saber delegar mas acima de tudo é preciso saber ouvir. É saber que cada um na obra desempenha um papel fundamental, e entender que diante de uma diversidade de pessoas, a junção de pensamentos e opiniões diferentes pode ser algo favorável e isso se chama trabalho em equipe. Com o passar do tempo, aprendi a aprender, aprendi a entender e acima de tudo aprendi a compreender. Ser um bom líder é saber que cada funcionário é importante para a empresa e que no final do dia tem sempre alguém esperando que todos retornamos bem para casa e ter a consciência que eu desempenho um papel importante para que isso aconteça. Ser um bom líder é saber que de fato a produção é sim importante, mas não é mais valioso que a vida e carrego comigo essa responsabilidade. Ser um bom líder é sempre buscar melhoria contínua, valorizar a quem faz a diferença e acima de tudo, ter a certeza que a minha vida e a vida de cada funcionário está e sempre estará em primeiro lugar.”

São esses destaques que permitem que o Grupo Aterpa apresente um diferencial competitivo no mercado, valorizando a segurança, saúde e vida de todos os seus colaboradores, sendo este um importante pilar dos negócios do Grupo.

VOLTAR